PT vê “tempo esgotado” para federação com PDT, mas não descarta aliança em 2026
Deputado Federal Vander Loubet (PT) afirmou não ter mais tempo para a federação. O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul avalia que o prazo para uma possível federação com o PDT está “esgotado”, mas mantém a disposição de construir uma aliança com a sigla nas Eleições de 2026.
A avaliação é do deputado federal Vander Loubet, presidente estadual do PT, que explica os desafios para uma união mais ampla com os trabalhistas. Segundo ele, uma federação exigiria articulação nacional e tramitações burocráticas que, neste momento, inviabilizam o projeto.
“Na federação, é difícil o PDT entrar, pois acredito que não há mais tempo para isso”, afirmou o parlamentar.
Vale lembrar que o PT já integra uma federação com PCdoB e PV. Vander adianta que a legenda segue dialogando com outras forças políticas para compor alianças neste ano eleitoral.
“Importante ressaltar que nós do PT seguimos dialogando com o PDT no sentido de que o PDT possa montar uma chapa para integrar a frente ampla que estamos construindo em favor do Lula e do Fábio”, explicou.
Cenário eleitoral definido
No fim do ano passado, o Partido dos Trabalhadores oficializou a pré-candidatura de Fábio Trad ao governo de Mato Grosso do Sul. Durante visita a Campo Grande, o presidente nacional da sigla, Edinho Silva, referendou a decisão e anunciou que a prioridade estratégica da legenda será eleger um senador alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva .
A chapa majoritária do PT contará ainda com Gilda Maria dos Santos, a Dona Gilda, como pré-candidata a vice-governadora. Para o Senado, o principal nome do partido é o deputado federal Vander Loubet .



COMENTÁRIOS